
A Coleção Afroletramento é composta por sete livros literários destinados ao Ensino Fundamental I e II. Cada um dos livros literários é acompanhado por um livro do professor, com orientações metodológicas e pedagógicas. Essas orientações têm o intuito de instruir e equipar o professor para a abordagem das temáticas referentes às questões raciais de forma aprofundada e com segurança. Os livros do professor também oferecem uma série de referências e indicam materiais que contribuem para a formação do próprio professor como agente de letramento racial.

A Coleção está em consonância com a Lei 10.639/03, alterada pela Lei 11.645/08, que torna obrigatório o estudo da história e da cultura africana e afro-brasileira em todas as escolas de educação básica no Brasil, bem como com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), que visa superar as desigualdades étnico-raciais e o racismo nos ambientes de ensino. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana também são documentos norteadores e basilares da Coleção.
Abordando diferentes temáticas relativas às questões de raça e formação de identidade nacional, a Coleção Afroletramento pretende promover maior integração entre estudantes, profissionais da educação e famílias, ampliando as discussões para além do ambiente escolar
1) A Box
Os estudantes recebem uma box com o livro literário e um bloco de atividades, nomeado: Mais afroletrar.
Já os professores, além do livro literário e do bloco Mais afroletrar, recebem também um livro do professor, com orientações detalhadas de uso do material em sala de aula, bem como inúmeras dicas de filmes, músicas, podcasts, documentários, livros e artigos, para se aprofundar nos temas suscitados ao longo de todo o material.

Professor
O kit do professor contém o Livro do Professor, o bloco: Mais Afroletrar e uma Box.

Aluno
O kit do aluno contém o Livro do Aluno, o bloco: Mais Afroletar e uma Box.
Observação: Os livros literários podem ser adquiridos separadamente da box.

Em um passeio no parque, Heloísa e sua avó Lina observam as pessoas e percebem que cada um é especial do jeitinho que é. Elas veem como é legal ter tanta gente diferente, com diversos tons de pele, religiões, entre outras características que tornam cada um de nós um indivíduo único.

Heloísa e vovó Lina, as mesmas do livro anterior, agora levam o leitor, de forma bem intimista, para dentro de casa. O livro narra uma manhã repleta de hortaliças, cuidados com as plantinhas, chás, cantigas e muito afeto entre a avó e a netinha, sempre acompanhadas pela gatinha Oyá.

O livro narra a trajetória de autodescoberta de Cadu, um garoto que, desde muito pequeno, gosta de desenhar em todos os lugares, até onde não pode. Quando vai crescendo, vê na arte de rua a possibilidade de se expressar e de deixar sua marca no mundo, já que sua arte “fala” por ele.

Carregado de linguagem poética, o livro evidencia a trajetória que envolve desde a violência sofrida pelos povos africanos que foram escravizados, até a exaltação da cultura afro-brasileira e africana, além da reflexão sobre as desigualdades ainda existentes em nosso país.

Existe espaço para todos, mas para alguns, obter sucesso é muito mais difícil. Essa é a tônica da trajetória de Florzinha, uma garota que desde muito nova precisou enfrentar diversas dificuldades e limitações em busca da conquista de sua autonomia e da realização dos seus sonhos.

Livro finalista do Prêmio Jabuti Acadêmico na categoria especial: Ilustração.
A adolescente Dandara Franco Gonzales e a rainha Dandara dos Palmares vivem em épocas muito diferentes, mas têm muito mais em comum do que apenas o nome. Isso é o que a jovem percebe ao ler sobre a guerreira palmarina nos livros de história. Dandara dos Palmares estará com Dandara Franco Gonzales em seu processo de crescimento e de empoderamento como mulher negra em uma sociedade bastante desafiadora.

Para fazer um trabalho escolar com a temática ancestralidade, as primas Rosa e Ângela entrevistam a avó Conceição, chamada carinhosamente de Vó Nanã, para saber mais da vida da matriarca da família. Só que essa entrevista leva as meninas a uma intensa e bela trajetória de autodescoberta e de estreitamento de laços familiares.